10 HÁBITOS QUE PREJUDICAM SUA SAÚDE

LAMENTO E ALEGRIA
26 de novembro de 2020

10 HÁBITOS QUE PREJUDICAM SUA SAÚDE

OS HÁBITOS DE VIDA são os fatores mais determinantes da saúde. A maneira como a pessoa cuida do seu corpo define a saúde que tem e as doenças que sofre. Conhecer sobre os erros relacionados aos hábitos prejudiciais é o caminho para evitar suas péssimas consequências. Afinal, as doenças são construídas pela soma de pequenos erros. Veja alguns deles:

1º. ERRO: USAR PROTETOR SOLAR. O Sol é a maior fonte de vitalidade: estimulam a produção de vitamina D, essencial para a vida, e aumentam a imunidade. A exposição ao Sol deve rotineira, apenas evitando o excesso que produz queimadura. Sem Sol, a maioria das pessoas sofre os prejuízos de se manter com a vitamina D muito baixa.

2º ERRO: VIVER EM AMBIENTES ABAFADOS. O ar ambiente, para ser melhor fonte de vitalidade precisa ser o mais puro possível, sempre renovado. Ambientes abafados diminuem a qualidade do ar e comprometem a oxigenação celular, essencial à saúde. Melhor e mais saudável é manter bem ventilados, a casa, o ambiente de trabalho, o quarto de dormir e viver mais ao ar livre.

3º ERRO: BEBER REFRIGERANTES. Eles são muito prejudiciais à saúde por seu conteúdo de açúcar, adoçantes, muitos produtos químicos, substâncias estranhas ao organismo e cafeína. Três condições aumentam ainda mais seus maléficos: 1. São ingeridos em grande quantidade; 2. Competem com a ingesta de água pura, indispensável para a hidratação adequada do corpo; 3. São ingeridos durante refeições, dificultando grandemente a digestão e comprometendo a saúde.

4º ERRO: BEBER LÍQUIDOS EM REFEIÇÕES. Nenhum líquido deve ser ingerido junto com as refeições, nem mesmo água pura: inibe a mastigação, dilui os sucos digestivos, dificulta o esvaziamento gástrico e dificulta a digestão.

5º ERRO: COMER MUITO CARBOIDRATO. O açúcar, em todas as suas formas é um produto alimentício dos mais prejudiciais à saúde. Mesmo o bom açúcar, presente nos bons alimentos, deve ser usado com muita moderação. Provoca: fermentação, inflamação, alteração da microbiota intestinal e corporal, excesso de insulina, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, favorece o desenvolvimento do câncer, doenças crônicas, doenças agudas de repetição, entre outros prejuízos. Seu uso é admitido em pequena quantidade, de fonte natural e de maneira esporádica.

6º ERRO: COMER RÁPIDO. Mastigar pouco impede a trituração e a insalivação dos alimentos, compromete a digestão e dificulta a absorção dos nutrientes. Comer sem pressa, mastigar bem os alimentos, são hábitos simples que podem ser facilmente adquiridos e fazer grande diferença para a saúde da pessoa.

7º ERRO: VIVER COM PRESSA. A pressa, a correria, provoca liberação de adrenalina, o estimulante maior do sistema simpático do organismo, o sistema da agitação, da tensão, da reação ao perigo, necessário em algumas situações de risco. Mas, de maneira permanente, como ocorre na vida de muitas pessoas, produz desgaste, cansaço, estresse, esgotamento. Programe as ações e livre-se da pressa.

8º ERRO: DORMIR TARDE. A boa regra de saúde é dormir cedo e acordar cedo. O sono da noite é o tempo mais importante para a recuperação do corpo, necessária para compensar o desgaste natural das atividades do dia. As horas dormidas antes da meia noite são bem mais reparadoras para o corpo e para a mente.

9º ERRO: FAZER VÁRIAS COISAS AO MESMO TEMPO. A boa regra é fazer uma coisa de cada vez. Assim, é possível que a ações sejam mais bem feitas e a pessoa usufrua integralmente da experiência que esteja vivendo. Fazer várias coisas ao mesmo tempo consome muita energia, produz tensão e contribui para a instalação do estresse.

10º ERRO: VIVER NO FUTURO. É preciso viver aqui e agora. O futuro não chegou; a vida existe apenas no presente. Viver no futuro é desconsiderar o bem que se apresenta a nossa frente; é causa de ansiedade, uma condição tão presente nos dias de hoje.

Essas práticas são prejudiciais à saúde porque significam deixar de proporcionar as condições que o corpo precisa para funcionar bem, ser resistente e viver longamente.

É POSSÍVEL SER SAUDÁVEL, como eu quero que você seja, tenha certeza disso, pois, a saúde é conquistada pela prática de ações simples. Nas minhas publicações no Facebook, YouTube, Instagram, apresento conteúdos que vão lhe orientar na direção do VIVER SEM ADOECER. Um grande abraço. Deus lhe abençoe.

Dr. Belmiro d'Arce
Dr. Belmiro d'Arce
Dr. Belmiro d'Arce fala sobre a importância de promover a saúde em todos os meios, inclusive na gestão de empresas. É médico pediatra, professor, empresário, orientador e palestrante.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *