IDOSOS SAUDÁVEIS

Curso: “Como Viver Saudável na 3ª Idade”. Casa do Médico. Pres. Prudente. SP
10 de setembro de 2013
A RETIRADA DA FRALDA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
29 de outubro de 2016

IDOSOS SAUDÁVEIS

A velhice é uma fase da vida que desperta medo e preocupações para muitas pessoas, em função da ocorrência comum de doenças, sofrimentos e limitações. Assim, a ideia melhor seria que não existisse, ou não tivesse esse padrão ruim habitualmente apresentado. Para não vivê-la, somente morrendo mais cedo, condição que ninguém deseja. Já, quanto a vivê-la de maneira diferente, saudável, com disposição e alegria, com mínimas limitações é, felizmente, uma possibilidade perfeitamente possível, alcançado por muitas e muitas pessoas, esta que deve ser a meta de todos. É muito gratificante viver a idade classificada como idosa, dos 60 anos em diante, compartilhando alegria, saúde, disposição, energia e vitalidade, como se tivesse apenas 30. Esse privilégio, resultado de ações e cuidados desenvolvidos em favor da vida, alimentados por esforços, determinação e renúncias, é maravilhosamente recompensado. Eu, aos 68 anos de idade, peço licença para referir que me incluo nesse grupo, atuando em benefício de minha saúde, de meus clientes, leitores e participantes das ações educativas que frequentemente empreendo através de cursos, palestras e atendimentos. Afinal, todos que vivemos essa boa realidade, precisamos orientar, motivar e ser exemplo, para que mais e mais pessoas adotem a meta de viver saudável na velhice, como objetivo essencial de suas vidas.

META VALIOSA
A meta, possível, é fazer com que a elevada incidência de doenças, sofrimentos, limitações e mortes precoces, vivida pela maioria das pessoas na velhice, não seja real em sua vida.

PAZ E SEGURANÇA
Conhecimento e preparo adequados são essenciais para fazer com que os sentimentos de paz e segurança estejam presentes nos anos de velhice, apesar da cada vez maior proximidade da morte.

COMEÇAR CEDO
A velhice saudável é preparada desde a juventude e ao longo da idade adulta. Quanto mais cedo os bons cuidados com o corpo são iniciados, maior é a possibilidade de que melhores resultados sejam conquistados.

ESFORÇO RECOMPENSADO
A boa saúde que tenho é resultado, principalmente, de 32 anos procurando cuidar bem do meu corpo, minha mente e meu espírito. Pela bênção de Deus aprendi e adquiri poder para fazer minha parte e conquistar uma vida mais saudável.

NUNCA É TARDE
Muitos e muitos bons resultados de prevenção e cura são alcançados quando os cuidados são iniciados, ainda que tardiamente: o corpo sempre se beneficia e responde funcionando melhor, diminuindo os sofrimentos e melhorando a qualidade de vida. Assim, nunca é tarde para adotar hábitos mais saudáveis.

CARACTERÍSTICAS PRESENTES
Idosos saudáveis praticam esportes e fazem exercícios físicos regularmente; não são nada sedentários; têm alimentação saudável em qualidade, quantidade e frequência; respeitam os limites do corpo; divertem-se, têm “hobbie”; alimentam bons relacionamentos familiares, sociais e profissionais; confiam em Deus.

PREÇO ELEVADO
Enquanto você lê este artigo, milhares e milhares de pessoas idosas sofrem e morrem por problemas evitáveis, provocados por elas mesmas.

CONQUISTA VALIOSA
É maravilhoso poder influenciar as pessoas para que a velhice seja vivida com qualidade e bem-estar, sem que o corpo reclame nem sintomas denunciem a idade que tem.

DISPOSIÇÃO PARA APRENDER
Espero que, ao ler esta exposição, você esteja desejoso em aprender e praticar os princípios básicos que promovem a saúde e evitam as doenças. Um ditado diz que quando o discípulo está pronto o mestre aparece. Abra seu coração, valorize sua vida e trace um roteiro de sucesso para sua saúde, hoje e sempre.

 

Dr. Belmiro d'Arce
Dr. Belmiro d'Arce
Dr. Belmiro d'Arce fala sobre a importância de promover a saúde em todos os meios, inclusive na gestão de empresas. É médico pediatra, professor, empresário, orientador e palestrante.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *