SAÚDE: APRENDER, MUDAR, MELHORAR

SAÚDE NO MUNDO PERVERSO
3 de setembro de 2017
NÃO CHUTE O BALDE
21 de outubro de 2017

SAÚDE: APRENDER, MUDAR, MELHORAR

Cuidar da saúde é sempre muito necessário e oportuno. Para isso, é importante cada pessoa se manter atenta quanto aos hábitos, ações e princípios que adota. Como nada acontece por acaso, importa considerar as influências, nem sempre boas, do passado e do presente, capazes de determinar nossa saúde e qualidade de vida: cultura, costumes familiares, influências publicitárias, de maiorias, de formadores de opinião, das diversas linhas da medicina, do poder econômico-financeiro, do desejo pessoal de prazer imediato. Enfim, são muitas as forças que contribuem para determinar nosso estilo de vida. Uma condição, no entanto, deve prevalecer e ser o contraponto sobre as demais, moldando nossas escolhas em matéria de saúde: o conhecimento. Este, continuamente buscado, é o recurso que nos faz acertar mais, buscando sempre o melhor para nossa saúde. Somente a aplicação cuidadosa do conhecimento pode evitar que a pessoa se mantenha refém da influência nefasta dos omissos e acomodados, que não sabem e nem querem saber, e dos perversos, que só pensam em dinheiro, sem compromisso com a saúde verdadeira.

APARÊNCIA ENGANOSA

Nem sempre nossas ações se baseiam em razões e princípios corretos, mas, em valores equivocados. Porém, mantidos por uma estrutura de poder, assumem aparências de verdade, segurança e modernidade.

DIFÍCIL MUDAR

Para as pessoas, é difícil lidar com a contestação, mudar paradigma, contrariar costumes, prazeres e ideias estabelecidas. Melhor e mais fácil é continuar fazendo tudo que antes fazia.

O DOMÍNIO POPULAR

Muitos anos são necessários para uma ideia se tornar de domínio popular. Porém, muito mais tempo é preciso para anular, fazê-la perder seu “status” de verdade, apesar das evidências contrárias.

O PODER ECONÔMICO

Um forte sistema de poder atua para manter o erro e combater a verdade; faz da mentira verdade e da verdade mentira. Cada equívoco estabelecido atende poderosos interesses, pessoais e corporativos, e resulta em ganhos econômicos e financeiros altíssimos.

VERDADES SURPREENDENTES

Veja essas informações: pode comer ovo à vontade; as gorduras e o colesterol não fazem mal; a febre é uma defesa do corpo e aliada da vida; o parto normal é melhor e mais seguro para mãe e criança; melhor é comer pouco e 2 a 3 vezes ao dia; os vegetais são os melhores alimentos; o excesso de carnes é prejudicial; açúcar, doces e amidos são grandes inimigos da saúde; leite de vaca provoca muitas doenças.

VERDADE SEMPRE VERDADE

A verdade não mudou; ela sempre foi verdade. Acontece que, por algum tempo, o engano prevalece, comprometendo o entendimento do homem, mantido pelas fortes estruturas de poder que dele se beneficia.

ENGANOS REVELADOS

Ninguém deve estranhar que, em seu devido tempo, enganos sejam revelados e verdades restabelecidas, mas, ao contrário, aprender e praticar o que é ensinado, baseado em estudos sérios e descomprometidos de interesses corrompidos. Os resultados alcançados revelam o melhor lado.

PRONTO PARA MUDAR

Pessoal e profissionalmente me disponho a mudar sempre que estudos bem estabelecidos, práticas repetidas, observações isentas de preconceito e os resultados indicarem. Meu compromisso é com a verdade e a missão de contribuir para a saúde e o bem-estar das pessoas.

ACIMA DA VONTADE

Já comi muitos doces, guloseimas, muita carne; já bebi muito leite, sucos, refrigerantes e cervejas. Eu preferiria que essas e outras extravagâncias fossem saudáveis, mas, como aprendo que não são, decido deixá-las e, pela graça de Deus, fazer o que é melhor para minha saúde: tem sido muito compensador; estou feliz.

Dr. Belmiro d'Arce
Dr. Belmiro d'Arce
Dr. Belmiro d'Arce fala sobre a importância de promover a saúde em todos os meios, inclusive na gestão de empresas. É médico pediatra, professor, empresário, orientador e palestrante.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *